quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
CURIOSIDADES
Curiosidades Culturais da comunidade Maku-nâdêb
A comunidade Maku-nâdêb tem seu sistema social regido pela descendência feminina − sistema matriarcal. Em termos sexuais, as crianças brincam entre si normalmente sem o menor constrangimento. Quando as meninas têm a primeira menstruação, elas passam a não brincarem mais com os outras e são ensinadas pelas mães e tias a serem boas donas de casa. Quando os rapazes observam essa mudança de comportamento por parte de uma determinada menina-moça, os interessados em tê-la como esposa começam o processo de agradar a mãe da menina. Eles plantam uma roça e dão para a mãe da moça como presente. Toda pesca e toda caça ele leva para a mãe da moça. Esse processo leva mais ou menos três meses, e durante esse tempo aquele que se destacar pelo seu porte físico − pois para o povo maku quanto mais gordo mais bonito é e tem mais poder espiritual − e aquele que a mãe da menina considerar que será o melhor provedor para ela, esse será o escolhido como futuro genro.O rapaz escolhido leva suas coisas para a casa da mãe da moça e as duas famílias levam o futuro casal para a mata. Após a primeira noite com eles na mata, onde ficam o tempo todo aconselhando os dois a como se comportarem como casal, as famílias voltam para a aldeia. O casal só retorna uma semana depois. O casamento é efetivado se a menina comer da caça ou pesca que o rapaz trouxer para a mãe dela, que é quem prepara e serve o casal.A manutenção do casamento é feita pela “sogra”, mãe da moça, pois o rapaz passa a ser seu sustentador e mantenedor vitalício. Se algum dia ela sentir-se desamparada pelo genro, ela leva todas as coisas dele para a casa dos pais dele e o casamento é desfeito. Isso é uma desonra para o rapaz, e como ele não quer que isso aconteça, então tudo o que a sogra deseja ela faz. Caso a sogra faleça, a sua irmã mais velha ou prima assume o seu lugar. Isso não é uma opção, e sim uma obrigação.
Cuidados de uma índia grávida
Dieta: peixes pequenos, aves e tubérculos como a mandioca, o cará, e a batata - doce.
Certas carnes de animais são proibidas de serem ingeridas por acreditarem serem portadoras de espíritos.
Comer milho também é proibido na gravidez, a criança nascerá com tosse. A carne de jabuti impedirá a criança de crescer. A carne de macaco é proibida porque a criança poderá ter a voz irritante do macaco.
A carne dos pés de de porco faz com que a criança nasça em posição difícil para o parto. Carne de veado faz a mãe ficar louca.
A carne de tatu após o parto provoca tumores.
Se o pai matar uma onça na hora do parto a criança nascerá com a cara chata, se matar um tucano terá um nariz grande, se matar uma preguiça , a criança será preguiçosa,etc.
Não deve amarrar nada porque senão a criança ficará amarrada na hora de nascer e a prejudica na hora do parto. Todo mundo tem um pouco de índio. Os brancos de alma indígena.
Cobras e Teiú
Uma grande emissora de televisão do nosso país apresentou uma novela chamada cobras e lagartos, que fala de uma trama de dois grupos que brigam entre si. Achei os nomes familiares e comecei a perguntar aos índios, que são ótimos caçadores, sobre estes animais.Logo descobri que aqui chamam de teiú e que de vez em quando os animais brigam entre si.Um deles estava me contando, que certa vez, caçando no mato, ouviu um forte barulho, parou e viu entre as moitas uma cobra cascavel brigando com um teiú. E quando a cobra picava o lagarto com seu veneno terrível, ele corria e mordia a raiz ou caule de certas árvores da região, voltando de novo para a briga e assim se repetiu por muitas vezes. E com o poder de sua cauda, ele conseguiu deixar a cobra cansada e a venceu para depois comê-la.Fiquei pensando como nós podemos aprender com os índios, pois eles são verdadeiros professores da fauna e flora e tem muito para nos ensinar.
Miss. Carlos Alberto de Morais Barreto - Tribo Pankararé
Estações do Ano
As estações do ano karajá são determinadas pelas enchentes e vazantes do rio Araguaia, por isso são cinco estações durante o ano e são divididas em:1ª -Bebo bedeu rare: Início do inverno ou início da enchente, que vai mais ou menos de outubro a novembro.2ª - Beóra bedeu rare: Inverno ou enchente”, que vai de dezembro a abril; o rio sobe até as copas das árvores.3ª - Behetxi é um pequeno tempo, muito conhecido, que marca o fim das enchentes e o início da vazante. É a estiagem começando, tempo sem chuva. O rio fica estacionado, não enche nem vaza, e começa mais ou menos em meados de abril; a pesca se torna fácil e abundante.4ª - Wyra tymara bedeu rare: Início do verão, entre maio e junho, vazante do rio e início das praias. Nesta época as borboletas amarelas se ajuntam e saem em revoadas e algumas começam a atravessar o rio. Entre elas há sempre uma, de um amarelo mais forte, que certamente deve ser o macho.As gaivotas também se ajuntam em seus espaços para o acasalamento e desovas, começam a voar e soltam seus gritos sobre os ninhos que estão preparando.5ª - Wyra bedeu rare: Estiagem ou tempo sem chuva, verão de julho a setembro. As crianças atravessam o rio em canoas a procura dos ovos das gaivotas pelas praias do rio e as aves procuram defender seus ninhos, bicando a cabeça delas.Há nessas estações pequenas variações de tempo entre o baixo, médio e alto Araguaia.Termos regionais: - Inverno época das chuvas;
- Verão época sem chuvas.
Missionária Wanda Aren - Tribo Karajá
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